Compromisso na hora errada

Por Gerson Nogueira

O direito de participar da Copa do Brasil, mesmo depois que o torneio foi inchado pela CBF, segue atraindo a cobiça de clubes de todo o país. Curiosamente, o Paissandu, que obteve a vaga a partir do título estadual do ano passado, encontra-se numa encruzilhada.

Para se classificar à próxima fase precisa empatar (por até um gol) ou derrotar o Maranhão, esta noite, no estádio Jornalista Edgar Proença. Pelo equilíbrio das equipes, o confronto tende a ser encarniçado, duro, de forte marcação.

unnamed (68)A batalha certamente vai provocar forte desgaste físico, que cobrará seu preço mais à frente. Na próxima segunda-feira, às 16h, o Papão faz o jogo mais importante do ano. Decide a Copa Verde, no estádio Mané Garrincha, enfrentando o Brasília.

Desconfio que, se fosse possível, o clube abriria mão da permanência na Copa do Brasil, poupando seus titulares da refrega. As falsetas do calendário, que obriga o Papão a disputar três competições simultaneamente, fazem com que o time tenha quatro dias de descanso antes do jogo que realmente importa.

O técnico Mazola Junior tem poupado ao máximo os jogadores fundamentais – Lima, Pikachu, Charles, Aírton –, evitando escalá-los em todos os jogos do returno do Parazão. Contra o MAC, porém, não pode se permitir esse luxo. Mesmo com o entendimento geral de que a Copa do Brasil não reserva futuro para clubes medianos, o Papão não pode correr o risco de uma eliminação em casa.

Na semana que antecede a final da Copa Verde, um eventual tropeço certamente acarretaria danos na musculatura emocional do time. Por vias tortuosas, o astral do time na grande decisão dependerá diretamente do que ocorrer hoje à noite.

——————————————————– 

Uma surpresa candanga

Fiquei surpreso, até meio intrigado, com a confiança demonstrada pelos dirigentes do Brasília. Para uma cidade que normalmente vira as costas para seus times, não deixa de ser de um otimismo quase cego disponibilizar 64.480 ingressos para o jogo de segunda-feira (21) contra o Paissandu, na decisão da Copa Verde.

Parecem estar apostando num amor que até agora a realidade não confirma. Há décadas que clubes cariocas e paulistas são os únicos que lotam estádios na capital federal. Amigos que moram lá garantem, porém, que desta vez haverá uma avalanche candanga em torno do Brasília, impulsionada pela beleza da arena construída para a Copa.

A conferir.

——————————————————–

As leis de Juvenal

Juvenal Juvêncio deu uma entrevista curiosa, ontem, à ESPN. Falou de aspectos folclóricos de sua longeva carreira de dirigente. Criticou Eurico Miranda e Caixa D’Água, reclamou da generalização que a imprensa usa em relação aos cartolas e afirmou, peremptório, que o gestor deve ser probo, mas não pode ser bobo.

Ressaltou a importância de algo que nossos clubes não conseguem extirpar: a regra imutável existente no São Paulo, que proíbe a contratação de comissões técnicas. No Morumbi, há uma comissão permanente, que trabalha com o técnico contratado. Não há espaço para filhos, irmãos, sobrinhos e apaniguados de treinador.

——————————————————-

Uma baixa séria no time do rock

A terça-feira trouxe a notícia fatídica de um desfalque incomensurável nas fileiras da música. Malcolm Young, guitarrista base do AC/DC, sofre um AVC que quase certamente implicará no fim de uma das maiores e mais legítimas bandas do verdadeiro rock. Ao lado do irmão Angus, também guitarrista, Malcolm sustentou a saga do AC/DC ao longo dos últimos 40 anos. Músico respeitado pela aristocracia do rock, viu o grupo sofrer e sobreviver a baixas sérias, como a de Bon Scott, o primeiro vocalista. Dificilmente,porém, resistirá a esse golpe do destino. 

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 16)

24 comentários em “Compromisso na hora errada

  1. Sobre os candangos lotar o estádio prefiro conferir. Os valores promocionais dos ingressos são chamativos, mas o Brasília tem esse apelo?

    Sobre a final da Copa Verde ser o jogo mais importante do ano, eu, com o devido respeito, discordo. Penso que este é o jogo mais importante do primeiro semestre. Do ano, seria o jogo da volta a série B (espero que aconteça).

    Curtir

  2. Penso, Gerson e amigos, que o Mazola já poupou os titulares no jogo contra o SF e o jogo contra o Brasília, é só 5 dias depois.. Se poupar desse também, aí já corre o risco de ficar sem ritmo de jogo…Aí já serão 16 dias sem jogar, já que o último jogo deles, foi contra o Independente, dia 05/04…é um risco muito grande…Mazola vem com o time completo, nesse jogo, pra fazer 2 seguidos e não perder o ritmo… Penso que seja correto

    – Quanto ao público de mais de 64 mil, em Brasília, a maioria é de ingressos gratuito, por isso também penso que dará um bom público a não ser que o Candango, deteste futebol..

    É a minha opinião.

    Curtir

  3. Sobre o jogo de hoje, penso que os vinte primeiros minutos dirão o que será o jogo. Caso o PSC estabeleça um gol logo de cara, a coisa tenderá a ser fácil, caso leve um gol, tudo muda.

    Curtir

  4. Triste notícia essa sobre Malcom Young. Qual a extensão do AVC? Tomara o permita voltar. Herbert Vianna sofreu um gravíssimo traumatismo encefálico e está aí.
    Long live Rock’n Roll!

    Curtir

  5. Apesar de correr o risco de perder peças importantes, por contusão, o Paysandú precisa colocar o time completo para manter o ritmo e a pegada de jogo.Concordo com a análise do Cláudio de que poupar demais pode, inclusive, afetar o entrosamento da equipe que terá pela frente uma maratona de jogos, coisas de quem tem calendário, fazer o quê?

    Curtir

  6. Que notícia fóda é essa do Malcolm. Desculpem mas não consigo comentar mais nada sobre os outros assuntos do post, só o que me chamou a atenção foi saber da saúde do Malcolm. Desejo toda a força do mundo para ele, que ele consiga reestabelecer a saúde e seguir em frente. Mas o que eu mais desejo mesmo é que essa notícia não seja verdadeira. pelo bem do Malcolm e do rock n’ roll. AC/DC não pode acabar.

    Curtir

  7. Notícias do sitio oficial dão conta de que Malcolm para, mas a banda deve continuar. Doença não muito esclarecida. Rio 1985, inesquecível. Eu fui!!!

    Curtir

  8. Este jogo de hoje é muito importante pras pretenções FINANCEIRA do clube, passando de fase, na próxima etapa pode chegar a arrecadar no mínimo uns 700 mil.

    Por isso é um compromisso que deve ser levado a sério e com muita responsabilidade, não pode vacilar papão.

    A Copa verde se conquistada será a galinha dos ovos de ouro do papão, então todo o foco pra ela.

    Já o parazão é importante, mas nesse primeiro confronto com o São Francisco, dá pra minimizar se for o caso, mas sempre cuidadoso, pois é muito importante o bi campeonato

    Curtir

  9. Resumindo:
    TODAS AS COMPETIÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA O GRANDE BICOLOR CELESTE AMAZÔNICO, força total, então.

    Curtir

  10. E ainda teve dirigente que ganharia o paraense com o time reserva. Alguém sabe que time era esse?
    Papão, na humildade e simplicidade do seu treinador com uma equipe operária, sem estrelismos, vem conquistando com méritos cada espaço no cenário do futebol regional e nacional.
    Vamos encarar com muita seriedade todas as competições!
    VAMOS PAPÃO!!!

    Curtir

  11. Acabei não vendo a entrevista do Juvenal Juvêncio, mas, vendo a chamada na ESPN, percebi que ele acusou frontalmente o ex-governador de São Paulo, José Serra, de interferir para que o Morumbi fosse excluído da lista dos estádios. Lembro, ainda, de uma polêmica desenvolvida neste blog(não lembro a data) a respeito de denúncia semelhante feita pela Carta Capital, a respeito dessa influência política desde a formação do Comitê Organizador.
    Esses fatos certamente virão à tona no pós Copa. E dessa vez com todos os detalhes sórdidos dessas escolhas, de algumas obras e o que vier.

    Curtir

  12. Excelente. Principalmente como ensaio pra decisão da Copa Verde. Dependendo da movimentação dos jogadores, essa formação tem tudo pra deixar o time mais compacto, mais solidário e mais competitivo.

    Curtir

Deixe uma resposta