A pedido de tucano, Justiça censura blog

Por João Carlos Magalhães/Folhapress

A pedido da coligação do candidato a governador Simão Jatene (PSDB), a Justiça Eleitoral do Pará mandou uma jornalista apagar de seu blog um texto sobre uma pesquisa eleitoral no Estado. O texto, segundo a autora Franssinete Florenzano, tinha cinco linhas e comentava pesquisa interna do PT, na qual o ex-governador Jatene supostamente aparece em empate técnico com a atual governadora, Ana Júlia Carepa (PT).
De acordo com a decisão, a pesquisa não poderia ser divulgada, por não ter sido registrada na Justiça Eleitoral. A condenação, em caráter liminar, gerou repercussão no Twitter. Para a jornalista, o que ocorreu foi uma censura.
“Por que [a coligação] não usou, por exemplo, do direito de resposta? Optou pela mordaça”, disse Florenzano, em seu site. A jornalista, que também é advogada, cita no texto falhas processuais da ação. Ela recorrerá da decisão.
Orly Bezerra, marqueteiro de Jatene, negou que a candidatura tenha censurado o blog, e sim que pediu o cumprimento da lei. “Imagine se todo mundo começa a publicar pesquisas não registradas? Os blogs podem ter a opinião que quiserem. Mas estão sujeitos à legislação”, afirmou.

A coisa está começando a sair de controle. Os partidos procuram censurar toda notícia que não é de seus interesses. Mordaça, não. Contrário a qualquer forma de censura, o escriba baionense manifesta total solidariedade à jornalista Franssinete Florenzano.

17 comentários em “A pedido de tucano, Justiça censura blog

  1. Muito obrigada, Gerson. É alarmante a intolerância que ganha corpo nesta campanha eleitoral. No domingos, quando as carreatas de Jatene e Ana Júlia se encontraram, houve pancadaria.
    A imprensa está sendo amordaçada, enquanto os marqueteiros tripudiam sobre a inteligência dos cidadãos, manipulando dados e inventando o mundo de acordo com o patrão.

    E o Judiciário, que deveria fazer valer os direitos constitucionais?

    Curtir

  2. Depois e so a governadora que tem o poder de coibir a liberdade de expressão!Te dider…

    Eu vi essa pesquiza neste blog citado! Se e verdadeira eu não sei, assim como à que foi feita pelo PMDB, é pelo desesperado PSDB. Te contar…

    PT neles!!!!

    Curtir

  3. Reflexo da política do governo federal que tenta, de diversas formas, restaurar a censura neste país. Lembram do Conselho Federal de Jornalismo e de outras figuras do gênero?

    Curtir

    1. Mas o gesto lembra mais o estilo José Serra em S. Paulo, André. Sempre que algum jornalista o “incomoda”, ele pede a cabeça do infeliz. Foi assim com o Heródoto Barbeiro, na TV Cultura, e tantos outros.

      Curtir

      1. Porque o barbudo petista e bicolor não comenta as várias tentativas do governo lula de tentar amordaçar a imprensa via controle do Ministério da Justiça. Bem que ele queria transformar o Brasil numa Cuba ou Venezuela mas o buraco aqui é mais embaixo. Mesmo que a terrorista ganhe a resistênsia vai continuar. Aqui não vai ter mais ditadura nem de direita nem de esquerda.

        Curtir

  4. Dois pesos e duas medidas.
    O lula censura é uma coisa, o psdb censura é outra completamente diferente.

    A perda de parcialidade preocupa um pouco.

    Curtir

  5. Falar contra ditadura e chamar seus combatentes de subversivos. – a santinha que nos perdoe, pro tanta incoerência!
    Esse tal de Marajó eh! Pior que o Berlli.
    Devemos nos colocar contra qualquer tipo de censura. Não devemos censurar nem as manipulações de dados. Devemos. isso sim, denunciá-las.

    Curtir

  6. Caro Gerson, parabens pela divulgação em seu blog. Saiba que muitos ficam em cima do muro e eu, que sempre passo pela Franssi, he he he, aproveito para lhe dizer que nao baixe a guarda e continue blogando com os internautas paraenses defendendo os interesses da comunidade..

    Curtir

  7. Vamos voltar a comentar só sobre esporte,Gerson.

    chega de politica,nunca vamos nos entender,cada um tem sua opinião e acaba partindo para ofensas desnecessárias.

    Curtir

Deixe uma resposta