Meus 15 filmes da década

Como 2010 se aproxima velozmente do fim, fechando uma década pródiga em bons filmes, apresento minha lista particular de 15 obras do cinema que ficaram grudados para sempre na minha memória de 2000 para cá. Uns são absolutamente óbvios, outros têm mais a ver com o coração tropical deste escriba baionense. E alguns ainda estão diretamente ligados a uma certa mirada infantil, influenciado pelos gostos do infante João, que veio ao mundo em 2001. Espero que curtam este inventário e contribuam com opiniões, críticas e – claro – suas próprias escolhas.

01) Sideways – Entre Umas e Outras, Alexander Payne (2004)

02) Quase Famosos, de Cameron Crowe (2000)

03) Toy Story 3,  Ang Lee (2010)

04) Onde os Fracos Não Tem Vez, Irmãos Coen (2007) (crítica)

05) A Vida dos Outros, Florian H. von Donnersmarck (2006)

06) Estão Todos Bem, Kirk Jones (2009)

07) Sangue Negro, Paul Thomas Anderson (2007) (crítica)

08) Closer, Mike Nichols (2004) (crítica)

09) O Segredo dos Seus Olhos, Campanella  (2009) (crítica)

10) Encontros e Desencontros, Sofia Coppola (2003)

11) À Prova da Morte, Quentin Tarantino (2007) (crítica)

12) Intrigas de Estado, Kevin McDonald (2009) 

13) Eu Tu Eles, Andrucha Waddington (2000)

14) Procurando Nemo, Andrew Stanton (2003)

15) Apaloosa, Ed Harris (2008)

18 comentários em “Meus 15 filmes da década

  1. Legal a dica.
    todos os que assisti dessa lista eu gostei muito.
    vou assistir os outros.

    Só não entendi pq alguns filmes tem a palava crítica entre parenteses.

    Curtir

  2. Porque são as críticas que li no blog Screamyell (link ao lado), e com as quais concordo integralmente. Dos demais não encontrei comentários abalizados que justificassem citação, além do que deixariam o post muito extenso.

    Curtir

  3. A lembrança de “Encontros e desencontros” me faz rir. Levei a digníssima pra curtir esse filme se não me engano no finado Nazaré, e ela odiou. Disse que ficaria com uma cota de 10 futuras escolhas pra compensar a minha daquela noite. Tb não gostei muito. Na minha lista estão “Meu nome não é Jonhy” e “Tropa” 1 e 2.

    Curtir

  4. A Vida dos Outros mostra claramente que Friedrich Von Hayek tinha razão quando escreveu no clássico O Caminho da Servidão que quem controla os meios (econômicos) determina os fins (políticos). O modo vil como o ministro da Cultura alemão oriental obtém o favor sexual da personagem que interpreta a atriz famosa mostra o acerto de Hayek.

    A Vida dos Outros está entre meus filmes favoritos e revejo-o regularmente.

    Quanto a Hayek, ele é tido como um dos pais do liberalismo ortodoxo – ou neoliberalismo para usar o jargão corrente -, mas sua crítica ao estatismo soviético dos anos 1940 foi certeiro, como os fatos posteriores à edição do livro vieram demonstrar e o filme vem nos recordar.

    Curtir

  5. Lista pessoal não pode ser criticada, mas não posso deixar passar a oportunidade de cumprimentá-lo pela escolha de “Eu, Tu, Eles” um filme cujo feminismo discreto não deve nada a “Thelma e Lousie”.

    Curtir

    1. Além do mais, Jorge, com inspirada abordagem do ambiente nos sertões, amparada em brilhantes interpretações do trio central (Casé, Lima e Stenio).

      Curtir

  6. FIz uma listinha dia desses na minha coluna baseado em filmes espanhois, argentinos e mexicanos, que na minha opinião deram o tom da década. De E sua mãe também a O segredo dos seus olhos, por exemplo…

    mas Quase famosos, closer, hora de voltar, abc do amor, match point, piratas do rock, planeta terror, watchmen, batman, aŕido movie e tropa de elite 2, entram tranquilinhos…

    Curtir

  7. GERSON ADORO OS FILMES DA SOFIA COPPOLA E DO TARANTINO, MAS DA SUA LISTA O QUE FICOU NA MINHA MEMORIA FOI O EXCELENTE FILME “A VIDA DOS OUTROS” . FILME MARAVILHOSO.

    OBS: VC GOSTA DOS FILMES DO DIRETOR CAMPANELLA, NÃO DEIXE DE VER “CLUBE DA LUA”

    Curtir

  8. Caro Gerson, o Intriga de Estado, é mt bom.Crowell estava perfeito como repórter investigativo.Quem quer saber um pouco de jornalismo investigativo e politico, o filme é uma aula.Marcio

    Curtir

Deixe uma resposta