Barbosa marca presença no palanque de Aécio

image_previewO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, participou hoje (21) de uma cerimônia oficial pelo feriado de Tiradentes, organizada pelo governo de Minas Gerais, em Ouro Preto. Convidado como orador do evento, Barbosa recebeu o Grande Colar, homenagem máxima oferecida a personalidades que, segundo o governo estadual, ajudaram no desenvolvimento de Minas e do Brasil, além de acompanhar e ser acompanhado o tempo todo pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB às eleições presidenciais do ano que vem.

Mas se oficialmente o presidente da instância máxima do Judiciário do país honrou com sua presença um evento institucional, por outro lado é evidente que aquilo é também um palanque político (todo mundo sabe disso), e o espectro da exploração política do julgamento do mensalão recomendaria que Barbosa mantivesse distância de tal cerimônia.

A delicadeza da situação é constatada pela ausência em Ouro Preto de outro senador mineiro, o aecista Clésio Andrade, réu no processo do mensalão tucano em Minas, ex-sócio do publicitário Marcos Valério, e vice-governador de Aécio Neves entre 2003 e 2006. Também não deu as caras outro ex-governador, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB), um dos pivôs do esquema que o STF ainda não se dispôs a julgar.

Ganhou a esperteza política de Aécio, que marca território entre os eleitores que acreditam que Barbosa seja um arauto do combate à corrupção. Mas em se tratando do próprio Barbosa, que frequentemente tem sido protagonista de sucessivos episódios de conflitos entre outras instâncias do Judiciário e com veículos da velha mídia, que apesar de tudo ainda o apóia, o desgaste pode ser grande e uma nova saraivada de críticas pode estar a caminho.

Sabe-se lá se é a famosa picada da mosca azul, que leva pessoas a desejarem mais e mais poder, ou se é a esperteza dos tucanos mineiros que plantam notinhas pela imprensa espalhada pelo país, para depois checar os resultados junto à opinião pública, mas depois desse ato, corre a notícia de que Barbosa seria vice de Aécio. Melhor não duvidar. (Do Blog Rede Brasil Atual)

Será que o Torquemada do STF foi mesmo picado pela mosca azul?? Te contar… Vai ser divertido.

35 comentários em “Barbosa marca presença no palanque de Aécio

  1. Depois que descobriram o por quê dele chamar o repórter do Estadão de palhaço, o cara estava apurando a reforma dos banheiros do apartamento funcional do presidente do STF, talvez, por isso, agora se sabe que essa “reforminha” custo R$90 mil aos cofres daquele tribunal; vem à tona que seu sonho de consumo eleitoral é ser companheiro de chapa do tucano mineiro Aécio Neves, também chamado de Aébrio Never por frequentar mais as noites cariocas do que o plenário do Senado Federal. De fato, parece que “De perto ninguém é normal…”

    Curtir

  2. Como tem hipócritas no Brasil, eim? Eu não duvido que este venha ter um fim parecido ao do eloquente baluarte da ética Demóstenes Torres.

    Curtir

  3. Olha que ele declarou ter votado no Lula e na Dilma, mas em politica tudo e possivel, vamos aguardar as cenas dos proximos capitulos, esse Barbosa nao se deixa levar por isso nao, a tucanada nao se espante na hora que ele comecar a pegar no pe deles.

    Curtir

  4. Jaime, concordo com você. Acho bom ninguém se iludir com o Ministro Joaquim, principalmente os tucanos. Por outro lado, devo admitir que dadas as muitas desilusões que já experimentei, testemunhei ou li na história da política brasileira, aqui também é bom esquecer a velha máxima muito proferida pelo Anaice: “o diabo é quem duvida”, a qual será uma pena se vier a se confirmar no caso do Ministro Joaquim.

    Curtir

  5. Política é uma coisa estranhamente engraçada:

    Um amigo meu aqui de Recife chegou com uma conversa:

    “Alberto, Eduardo Campos vai sair como candidato a presidente, o que tu achas?”

    Eu disse:

    “Responde essa: Tenho um cachorro, e todo dia eu dou comida pra ele. De repente, sem mais nem menos, ele morde a minha mão, o que tu farias?”

    Meu amigo se calou…

    Pernambuco é um estado que está fervilhando de dinheiro e serviços. A maioria dos Investimentos são feitos pelo governo Federal.
    Refinaria da Petrobras, Nextel, ferrovias, construção de novas subestações e linhas de transmissão pela CHESF, Ampliação do Porto de Suape, construção de estaleiros, petroquímicas, e outras indústrias. Alem de uma “cidade” para a Copa do Mundo.

    De uma hora pra outra, o governador (Filho do Chico Buarque, Dizem as más línguas.. risos!) fala que o Governo Federal abandonou o estado?

    Imagina se não tivesse abandonado…!

    Não sabem o que é tem um pescador mentiroso e latifundiário como Governador, e um bicheiro como senador!

    Curtir

  6. Não acredito, que o negão irá se juntar com essa ala fascista azul, e o cara que foi indicado pelo Lula.

    Somente a política para transformar um gênio em burro.

    Curtir

  7. Para mim isso cheira a campanha para desmoralizar o Pres. do Tribunal que está abrindo uma cruzada de moralização neste país.

    Os poderosos estão se sentindo incomodados.

    Curtir

    1. Mas ele próprio resolve se juntar a um cidadão como o Aécio e no ninho tucano mineiro, amigo Luiz. Não esquecendo que o mensalão tucano até hoje aguarda julgamento no STF.

      Curtir

    1. Toda aquela pose de perfeito cumpridor e aplicador das leis fica avacalhada, pois há um “mensalão tucano” engavetado até hoje no Supremo, amigo Edson.

      Curtir

  8. Senhores

    Se bem observaram coloquei minha cara à mostra e me nome sempre esteve.

    Se todos nós fizermos o mesmo, o Sr. Gerson vai ter condições de moderar os anônimos.

    Só nós, juntos, podemos acabar com essa raça.

    Curtir

  9. Enquanto isso na nossa mangueirosa, a ORM faz contrato espúrio com o PSDB e recebe por avião que não voa kkkkkk egua!!!!! tem gente que gosta disso, incrivel e ainda querem ver isso acontecer lá em cima.

    Curtir

  10. penso que tal ministro é sério e correto , não pode exerce á função de um brasileiro ? ele tem direitos e deveres , pode subir em, qualquer palanque , ou seja qualquer pessoas pode , temos politico em nosso estado que nunca mexeram um d edo para ajudar os nossos clubes , em fim tal fato já gera aqui politicagem e agressões pessoais partidária , se até hoje nós se conformamos com o mangueirão para 42 mil lugares e não existe um politico que faça um projeto para aumentar a capacidade do mangueirão é absurdo , além de tudo isso a PM manda e desmanda em tudo e diz o que os clubes tem que fazer , até o bombeiro já tá dizendo para reduzir a capacidade do mangueirão até a nossa tradição foi retirada de assistir clássicos aos domingos , ai eu pergunto cade os POLITICOS DAQUI ?

    Curtir

  11. Bom, o que sei é que o Joaquim é presidente do STF e o que foi que ele fez de relevante para ser condecorado? Sabem, ele é juiz, e o papel dele é, adivinhem, julgar… E ele julgou o mensalão. Cabe perguntar ao Aécio que tem de extraordinário nisso (?)… Se tivesse julgado e condenado peessedebistas teria condecorado o ministro? Quem julgou o Collor recebeu medalha? Se se tem de premiar alguém sempre por fazer a sua obrigação, quero a minha medalha, pois tô aí cumprindo com a minha obrigação e criando meus dois filhos, trabalhando… O ministro perdeu ótima oportunidade de mostrar isenção, é claro que Aécio quer uma carona na imagem do Joaquim, e o ministro com certeza sabe disso… Não considero os petistas e aliados envolvidos no mensalão inocentes, mas quem os julgou foi a mídia, não o STF, o julgamento deles não foi justo e imparcial, foi totalmente motivado pela odiosa “opinião pública”, que nem é opinião, nem pública, mas uma representação de um interesse privado, próprio do dinheiro particular, um capital especulativo. Nisso sim, a toada do julgamento do mensalão tem um quê de coisa estranha, pois nem o julgamento do Collor foi tão rápido. Aí tem…

    Curtir

  12. Mais um capítulo na cruzada da imprensa mensaleira pela impunidade no Brasil. Que país é este onde uma parte da mídia defende bandidos que desviaram milhões de reais? E saibam que já existe um outra Marcos Valério, muito mais rico. Chama-se Eike Batista, que, como por milagre, ganha todas as licitação do governo, assim como seu antecessor Valério. Só que Batista é muito mais poderoso por atuar na área de petróleo. O caixa 2 que ele arregimenta para o PT é ainda maior que as merrecas do Valério. E todos fingem não saber. Imagina quando estourar o Mensalão 2…

    Curtir

  13. Lopes ele foi condecorado pelos pessedebistas porque condenou petistas. Mas, se tivesse condenado pessedebistas seria condecorado pelos petistas. Quer dizer, esta dupla de “istas” está sempre pronta a “condecorar” seus alvos. Quanto ao Collor, muitos dos que o julgaram e condenaram no Congresso, depois experimentaram do mesmo remédio no rumoroso caso do orçamento, e, depois, no Supremo, o Collor acabou absolvido. Quer dizer, talvez não houvesse mesmo espaço para condecorar ninguém neste caso. Quanto ao julgamento do Mensalão, se o resultado não foi um trabalho do tribunal, e, sim, da opinião pública, comprometida e deturpada pela midia, então estamos diante de um caso de traição sem precedentes, pois a maioria dos Ministros supremos foi indicação dos petistas, e mesmo tendo todas as garantias de independência, acabaram se quedando à midia adversária dos petistas e condenando os petistas que os colocaram no Supremo, com exceção, lógico, dos companheiros militantes Lewandovsk e Toffolli.

    Curtir

  14. Pois é Oliveira, o problema é que o mérito não existe em caso algum desses. Um juiz receber medalha porque julgou, cumprindo com sua obrigação é, no mínimo, estranho. Veja, o Sarney é escritor e, embora mediano (vá lá…) recebe um ou outro prêmio por escrever, nunca por legislar… Ganhar um prêmio porque condenou um rival é pior ainda, pois deixa no ar que, caso necessário, ele deve livrar a cara dos peessedebistas, é a torcida pelo que o outro se dê mal que inflama a cena, pra mim, uma tremenda bola fora do ministro, e do Aécio, que já deixa claro sua intimidade com o planalto, o que significa grande influência do tucano. Influência que permite novos escândalos de corrupção.

    Curtir

  15. Caro Alberto, e o quê está fazendo o governador de PE para diminuir os índices de criminalidade em Recife ?! Vai ver ele acha que é problema do prefeito e da prefeitura…

    Curtir

  16. Gerson e caros demais, eu fiquei de relatar ao Blog a cena patética que vi no jornal da BAND, quando do lançamento da candidatura do Aécio Never (opa, Neves. rs) em São Paulo. Quem aparecia bradando enfusiasticamente à frente do A. Never e da cúpula do PSBD, anunciando ao gritos a candidatura, com frases de efeito ?! Quem ?! Quem ?! Ele mesmo, o nosso senador Mário Roubo, vulgo, senador Tapioca. É um tremendo de um presepeiro.

    Curtir

  17. Mas, Lopes, que prêmio o Sarney mereceria por legislar ou por governar. Lembra que ele foi o presidente da inflação 85%, e, mais recentemente como legislador, presidente do Senado foi o autor de vários atos secretos, situação que inclusive deflagou uma crise institucional que só não o derrubou porque o Lula o “condecorou” como cidadão diferenciado, acima dos cidadãos comuns e que por isso merecia um tratamento diferenciado da população, da imprensa e da própria bancada petista, forçando o Mercadante e o Suplicy a engolirem o senador maranhense. Quanto à condecoração do Joaquim, nem mesmo a mídia petista diz que ela foi recebida por ter condenado algum adversário político no mensalão. Até porque ele foi só um voto pela condenação, quem condenou mesmo foi o Plenário do Supremo após profundos debates. Aliás, algumas condenações tiveram até o voto dos Ministros companheiros militantes o Toffoli e o Lewandovsk. Admito que seja uma bola fora um Ministro do Supremo, máxime o seu presidente, se permitir participar de atos que possam ser usados politicamente, seja pela situação, seja pela oposição. Mas, acho que avaliar sua conduta sob o parâmetro de figuras como Sarney, Collor e outros semelhantes, pelo menos por enquanto, é precipitado, vamos aguardar as provas desta pretensões políticas.

    Curtir

  18. 29. Heleno | 23/04/2013 às 22:53

    Caro Alberto, e o quê está fazendo o governador de PE para diminuir os índices de criminalidade em Recife ?! Vai ver ele acha que é problema do prefeito e da prefeitura…

    XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

    Heleno, ele não tá fazendo nada contra a prefeitura, nem mesmo culpando ela por isso. Afinal, o prefeito aqui de Recife é do mesmo partido dele!
    Quanto aos índices de criminalidade, posso afirmar que neste momento, está menor, aliás, bem menos que em Belcity.
    Fácil saber o que aconteceu.
    Aumentou o número de empregos, a criminalidade cai! e quem fez isso, foi SIM, o governo Federal!

    Curtir

  19. ELE GOSTA DE CRITICAR OS GASTOS DESNECESSÁRIOS, A EXEMPLO, QUANDO CRITICOU A CRIAÇÃO DE TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS!!!!!

    Reforma no banheiro de Joaquim Barbosa custará R$ 90 mil aos cofres públicos!!
    O material de “primeira qualidade” será usado para reformar os quatro sanitários de seu apartamento funcional.

    O STF (Supremo Tribunal Federal) gastará R$ 90 mil para reformar, com material de “primeira qualidade”, os quatro banheiros do apartamento funcional que o presidente da corte, Joaquim Barbosa, ocupará a partir de julho.

    O presidente do STF decidiu mudar do apartamento funcional que já ocupa na Asa Sul, em Brasília, para um mais amplo, de 523 metros quadrados, na mesma região.

    A futura residência do ministro, com cinco quartos, quatro salas, biblioteca e adega, era ocupada até o final do ano passado pelo ministro Ayres Britto, que se aposentou do STF em novembro.

    Curtir

  20. Alberto, pensei que a criminalidade ainda estive aumentando por aí. Mas tem razão, com todo esse monte de investimento Federal aí, muitos empregos foram criados. Já em Belém e na RMB, podemos esperar deitados…, afinal com os políticos que tem o PA…

    Curtir

Deixe uma resposta